Publicado em 06 de junho, 2017 as 07h53.

Longe de atingir a meta da Década, número de mortes por acidentes de trânsito cai no Brasil

Por Mariana Czerwonka.

Mortes no trânsito
38.651 pessoas morreram no trânsito brasileiro em 2015. Foto: Arquivo Tecnodata.

Dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que em 2015, 38.651 pessoas morreram no trânsito brasileiro. Em 2014 foram registradas 43.780 mortes. Esses dados mostram uma queda de 11,7% de um ano para o outro.

Para o especialista Celso Alves Mariano, diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata Educacional, a redução é significativa. “Temos que comemorar a redução, porém 38.651 brasileiros perderam a vida no trânsito, e isso é motivo de preocupação e não de comemoração”, avalia Mariano.

Desde 2011 os dados ora caem, ora aumentam. De 2011 para 2012, houve um aumento de 3,6% no país (43.256 para 44.812). Já em 2013 a redução foi de 5,6% (42.266). Em 2014 os dados voltaram a subir, foram 43.780 mortes, ou seja, um aumento de 3,58%. Mariano espera que agora os números inaugurem uma tendência. “O dado é o mais confiável que temos, então tomara que o Brasil consiga diminuir os números, principalmente de mortalidade”, diz o especialista.

Ainda de acordo com o registro, a Região Sudeste é a líder em número de mortes. “O trânsito é um assunto muito grave e preocupante em diversos sentidos, pelo modo que nos comportamos como condutores e pedestres, como fazemos as nossas leis e como as fiscalizamos. Tudo isso gera uma dor e um prejuízo, que não é só financeiro, é social. A mudança de comportamento é uma questão que leva tempo e só ocorrerá com educação para o trânsito”, conclui Mariano.

  • Maria Irene Aguiar

    Gostei da matéria, foi atual e importante fonte de conteúdo para quem trabalha com o tema.

  • Maria Irene Aguiar

    Gostei da matéria, foi atual e importante fonte de conteúdo para quem trabalha com o tema. Entre as diversas matérias em blogs e sites, que chegam a dificultar a quem procura dados mais atualizados, estou sentindo falta de assuntos como este e o que fala que o Brasil não atingirá a meta da ONU, excelente! Li em alguns destes (não lembro qual, que apesar da redução o Brasil teria passado de 4 para 3º no ranking dos países com maiores índices de acidentes no trânsito, em número absoluto, poderiam me confirmar? Os dados são muito desencontrados misturando matérias de 2010 a 2013/14. Quais os reais índices e posições? No mundo, nas Américas e na America do Sul? Li também que estamos entre os campeões em mortes do trânsito entre os jovens. È um mundo de informações que nao encontramos juntas todas e um uma matéria unica.