Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Psicólogos defendem Avaliação Psicológica na Renovação da CNH


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/09/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Exame de aptidão física e mentalDe acordo com o Ministério das Cidades o público em geral pode participar das sessões da consulta pública e apresentar contribuições escritas à proposta.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) publicou no dia 28/07 a proposta da minuta que irá substituir a Resolução 168/04 do CONTRAN, que trata da formação e especialização de condutores no Brasil. Também abriu um processo de consulta pública para que a sociedade possa contribuir com sugestões e alterações no texto final.

De acordo com o Ministério das Cidades o público em geral pode participar das sessões da consulta pública e apresentar contribuições escritas à proposta.

Como só serão aceitas as contribuições apresentadas pessoalmente em uma das cinco reuniões marcadas pelo Denatran, o Portal do Trânsito abriu um canal em que as pessoas puderam enviar suas sugestões, que serão compiladas e entregues pessoalmente, através de seu diretor Celso Alves Mariano.

“Recebemos muitas contribuições sérias de instrutores, diretores de ensino, psicólogos, agentes de trânsito, enfim, da sociedade em geral que entendeu que essa é uma oportunidade única para desempenhar enfim um papel de participação nesse processo”, explica Mariano.

Psicólogos

Muitos psicólogos preencheram o formulário do Portal do Trânsito com uma única sugestão de alteração: exigir a Avaliação Psicológica para a renovação da Autorização para Conduzir Ciclomotor e da Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com Patrícia Luz, psicóloga, como o ser humano é um ser em eterna mutação, seria indicado que o mesmo passasse por avaliação psicológica na hora da renovação de CNH. “Mudanças importantes e muito significativas acontecem na psique em cinco anos (tempo utilizado para realizar a renovação de CNH)”, justificou.

Lucelena Patricio Pizzi, que também é psicóloga, complementa que o ser humano pode sofrer doenças psíquicas, como síndrome do Pânico e outros tipos como um AVC, Alzheimer entre outras e continuar dirigindo. “Por esse motivo, se faz necessário essa avaliação”, explica.

Para Mariano, a contribuição dos psicólogos, assim como a dos demais, é extremamente válida. “É um olhar que apenas o profissional que atua diariamente na área pode ter. Que bom que sugestões, como essas, bem estruturadas, com argumentos e justificativas estão aparecendo. Entregaremos todas ao representante da Câmara Temática de Educação para o Trânsito, Habilitação e Formação de Condutores do CONTRAN com a certeza de missão cumprida”, diz o especialista.

A equipe do Portal do Trânsito está terminando de compilar esses dados e irá entregá-los durante a reunião de consulta pública que acontecerá no dia 12 de setembro, das 09h às 16h, no Auditório João Daudt, no Hotel SESC CAMPESTRE – RS, em Porto Alegre.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *