Publicado em 04 de abril, 2014 as 15h42.

Procon orienta na escolha adequada da autoescola

Por Mariana Czerwonka.

Escolha da autoescolaQuem pretende tirar Carteira de Habilitação deve pesquisar bem para escolher o melhor prestador de serviços

Quem pretende tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deve escolher com cuidado a autoescola na qual fará as aulas práticas e teóricas. A cautela é necessária para evitar aborrecimentos. A primeira dica da Fundação Procon de São Paulo é checar se há registros da autoescola no site de Detran.SP.

É importante verificar, também, se o prestador de serviço escolhido está em situação regular de funcionamento, se apresenta bons índices de aprovação e, até, se oferece veículo adequado para deficientes, cursos de reciclagem e de motofretista.

Outra dica antes de contratar o serviço é ficar atento às autoescolas que anunciam o serviço de habilitação em sites de compras coletivas e em panfletos com preços e condições de pagamento muito abaixo do mercado.

Evitar autoescolas que oferecem algum tipo de facilitação para obter a CNH é uma atitude prudente, pois optar por ações irregulares – que de alguma forma burlem o Código de Trânsito Brasileiro -, como registrar aulas teóricas e práticas sem tê-las realizado, coloca em risco o processo de habilitação do contratante.

As aulas

Quando estiver na fase de assistir às aulas teóricas, o aluno deve se preocupar em absorver o máximo do conteúdo explanado, estudar o material didático e tirar todas as dúvidas para se formar um bom condutor.

Quanto às aulas práticas, é obrigação da autoescola oferecer, no mínimo, uma carga horária de 20 horas/aula. As aulas devem ocorrer dentro de um carro do Centro de Formação de Condutores. Caso a autoescola não forneça alguma aula contratada, o aluno poderá realizar uma reclamação junto ao Detran.

Todo esse embasamento teórico e prático é fundamental para o aluno fazer o exame de direção, no qual o examinador de trânsito do Detran vai analisar se o candidato preenche todos os requisitos necessários e indispensáveis para conduzir um veículo.

Com informações da Agência de Notícias