Publicado em 24 de agosto, 2015 as 09h32.

Portal alerta para validade do processo de habilitação

Por Mariana Czerwonka.

Vencimento do processo de habilitaçãoDe acordo com a legislação vigente o processo de habilitação tem a validade de 12 meses, a partir da data de requerimento, isso quer dizer, a partir do momento que o candidato é inscrito no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Após dar entrada no processo, o candidato à primeira habilitação tem um ano para passar em todas as etapas.  O primeiro passo é ser aprovado na avaliação psicológica, depois disso no exame de aptidão física e mental que avalia a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. “Após ser aprovado nesses exames, o candidato passa por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, começa as aulas práticas”, informa Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

O curso prático deve ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula, das quais 05 horas/aula em simulador de direção veicular. “Os Centros de Formação de Condutores têm até 31 de dezembro para implantar essa nova estrutura curricular”, explica Mariano.

Após a conclusão do curso, o candidato faz a prova prática. “Nessa hora, é importante que o aluno escute o instrutor, ele é a pessoa que sabe se o candidato está preparado ou não para fazer a prova”, orienta o especialista.

A aprovação em uma etapa permite fazer a etapa seguinte. Se reprovar no exame teórico ou prático, o candidato terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais tiver sido aprovado, desde que o processo esteja dentro da validade.

Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.

  • Fabiana Azevedo

    terei que fazer todos os exames novamente?

  • ALINNE

    Queria saber se encerra o prazo e preciso fazer autoescola denovo ou so os exames. Aqui e Maceio meu processo começou dezembro 2016. So consegui fazer meu primeiro exame pratico 5 meses depois seguindo todo processo sem interrupçoes. Farei meu 3 exame 8 meses depois pois o prazo para reteste aqui demora 2meses assim processo acabara com poucas tentativas.

    • Mariana Czerwonka

      Alinne

      Esta norma está no Art. 2º da RES.168/04, que diz:

      “§3º O processo do candidato à habilitação ficará ativo no órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, pelo prazo de 12 (doze) meses, contados da data do requerimento do candidato.”

      Se esse prazo foi expirado, você deve recomeçar todo o processo. Porém, tivemos a informação de que em alguns Detrans a norma está funcionando de forma diferente e há reaproveitamento de algumas fases. Entre em contato com o Detran e verifique como está funcionando em seu estado.

      Equipe Portal.

  • Marcio Jose Fidencio

    bom dia meu nome e marilene iniciei o processo tudo certinho mais fui reprovada na prova de direção ai como eu tinha um ano pra refazer a prova fiquei treinando com o carro do meu marido, mais quando foi remarcado a prova de direção o instrutor não me deixou fazer a prova por que minha endentidade estava vencida porem ela ja estava vencida desdce a primeira prova e agora querem que eu assine a desistencia do processo como faço isso e certo um,a fez que ninguem me avisou nada e fui pega de supresa

    • Mariana Czerwonka

      Marcio

      Sugiro que você entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  • Otávio Nascimento

    Boa Noite Meu Nome É Otávio e Meu Processo Venceu Como Faço Pra Renovar ?

    • Mariana Czerwonka

      Otávio

      Você deve entrar em contato com o Detran/Ciretran de sua região para verificar como proceder.