Publicado em 26 de agosto, 2018 as 08h29.

Manifestação pelo fim da obrigatoriedade das aulas noturnas no RJ é adiada

Por Mariana Czerwonka.

Aula noturna
Em alguns estados, mais que outros, a violência urbana tornou-se um obstáculo quase insuperável para diversos instrutores que são obrigados a dar aulas no período noturno. Foto: Pixabay.com

Após reunião que aconteceu na última sexta-feira (24) com o presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob, o grupo Instrutores em Ação, que está organizando a manifestação, decidiu adiar o protesto que aconteceria no dia 27 em frente à sede do órgão, no Rio de Janeiro. De acordo com o grupo, o Detran/RJ já encaminhou à Casa Civil, a pedido do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Maurício Alves, uma Medida Provisória que tem por objetivo acabar com a obrigatoriedade das aulas noturnas nas autoescolas em todo País.

Segundo comunicado emitido pelo grupo de instrutores, a MP, se aprovada no Congresso, altera o ¶ 2º do Art. 158, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) e também dará efeito suspensivo à Lei 12.217/10.

Nesse encontro ficou marcada mais uma reunião, no dia 01 de setembro, no Rio de Janeiro, com a presença do diretor do Denatran.

Ainda conforme o comunicado “a luta pela revogação da Lei que nos obriga à realização das aulas noturnas deixa de ser uma exclusividade do estado do Rio de Janeiro e passa a ser de todo o país, mobilizando cada instrutor e aluno em seu respectivo estado em prol da conquista desta importante vitória”, finaliza a nota.

A manifestação, de acordo com o grupo, poderá ocorrer no dia 3 de setembro (segunda-feira), primeiro dia útil após o encontro marcado com os representantes do Denatran e do Detran/RJ.

Entenda

Em alguns estados, mais que outros, a violência urbana tornou-se um obstáculo quase insuperável para diversos instrutores que são obrigados a dar aulas no período noturno.

O caso mais emblemático é no Rio de Janeiro. Os instrutores do estado puxam esse movimento contra as aulas noturnas desde 2011.

Leia mais sobre o assunto:

 

Instrutores preparam manifestação pelo fim da obrigatoriedade das aulas noturnas no RJ