Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/SP inicia monitoramento do exame de direção veicular


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/10/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Monitoramento prova práticaCandidato e o examinador passam por identificação biométrica (leitura de digitais) no início e no final da prova. Foto: Detran/SP

Começou no último mês de setembro o projeto-piloto do Detran.SP para monitorar, por meio de câmeras e telemetria, as provas práticas de direção veicular para a categoria B (carro). Os testes estão sendo feitos em São Bernardo do Campo.

Entre os objetivos da iniciativa, segundo Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP, está o de coibir possíveis irregularidades, como o pagamento da chamada ‘quebra’ para ser aprovado. “O intuito principal, porém, é aprimorar a formação dos condutores, essencial para tornar o trânsito mais seguro”, completa Aparecida.

Você está sendo filmado

Os carros examinados são equipados com diferentes recursos tecnológicos, capazes de permitir o rastreamento e o monitoramento do percurso e do comportamento do candidato durante o teste de direção.

Para isso, cinco câmeras instaladas no veículo registram tudo o que acontece dentro e fora dele, inclusive com a captação de áudio, para aferir o comportamento do candidato e do examinador, além do percurso e movimentos de marcha à ré. Sensores identificam ainda possíveis toques do carro nos cones durante a baliza, aceleração excessiva, uso das setas e do freio de mão, funcionamento do motor, velocidades média e máxima e tempo gasto em pontos específicos do teste.

Todos esses dados, somados às informações relatadas pelo examinador, tornam o resultado da prova mais preciso. Se, por exemplo, houver divergência entre a avalição do examinador e os registros coletados pelos equipamentos dos veículos, o sistema emitirá uma mensagem no painel de monitoramento, e o resultado será analisado pelos membros da banca examinadora.

Categoria A

Também já estão sendo monitoradas as provas práticas da categoria A (moto). Esses exames são acompanhados por quatro câmeras externas fixadas em pontos do percurso, posicionadas estrategicamente para filmar todas as etapas do teste, do início ao fim.

Medidas e punições

Em casos de comprovação de irregularidades e uso de métodos fraudulentos para obtenção da CNH, o Detran.SP tomará as medidas cabíveis, como o descredenciamento dos estabelecimentos que oferecem o serviço, desligamento de eventuais funcionários envolvidos e cancelamento das habilitações obtidas irregularmente.

Com informações do Portal do Governo do Estado

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *