Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/CE também fará monitoramento eletrônico das aulas práticas de trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/12/2016 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Monitoramento de aulasApesar de eficiente, os mecanismos são relativamente simples.

O Detran colocará em prática, a partir do mês de março de 2017, um novo processo de fiscalização das aulas práticas de direção veicular nos centros de formação de condutores do Ceará. O novo formato está definido na Portaria nº 238-14 do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran Resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, a ser praticado em todo o Brasil. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 2 de dezembro último, edital de credenciamento de empresas para operação do novo serviço.

Com o novo formato, além da biometria digital, as aulas de prática de direção veicular serão monitoradas por sistema de GPS acoplado aos veículos das auto-escolas, que trabalhará em conjunto com câmeras que capturam, de modo randômico, imagens do trajeto da aula, do instrutor e do candidato, garantindo a efetiva aplicação das aulas de direção aos pretendentes da CNH.

As imagens capturadas, a biometria e o mapa via GPS com trajeto da aula será transmitido em tempo real para central do Detran, através de internet móvel. Excepcionalmente, em localidades sem serviço de internet, o sistema armazena os dados e transmite em no máximo 24 horas através de rede fixa de internet.

Apesar de eficiente, os mecanismos são relativamente simples, utilizando um aparelho celular com câmera dianteira e traseira que executa todas essas tarefas através de software específico e internet 3G.

Além dos mecanismos de segurança, o sistema emitirá, nos termos do art. 4º da Portaria 238 do Denatran, o relatório de avaliação eletrônico, no qual constará, obrigatoriamente: I identificação do aluno, do instrutor de trânsito e do Centro de Formação de Condutores; II ? dados do veículo de aprendizagem, incluindo quilometragem inicial e final da aula e horário de início e término. III Identificação detalhada do percurso realizado pelo aluno em cada aula, incluindo o(s) horário(s); IV detalhamento do comportamento do aluno; V avaliação do conhecimento do aluno sobre as normas de circulação, conduta e das infrações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito; VI infrações de trânsito e faltas porventura cometidas durante o processo de aprendizagem, com identificação precisa dos dispositivos previstosno Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução CONTRAN nº 168/04.

No caso das aulas teóricas, ministradas em sala de aula, serão fiscalizadas por uma câmera de vídeo, com capacidade de realizar a contagem do número de alunos em sala de aula e confrontar com o número de candidatos com aula aberta no sistema do Detran pela aquela respectiva auto escola, naquele respectivo momento. Se houver a informação de mais alunos com aulas abertas do que as registradas na sala de aula pela câmera, o sistema automaticamente emite alerta de possível fraude para a central do Detran. A câmera possui a capacidade de diferenciar seres vivos de objetos inanimados.

As informações são do Detran/CE

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *