Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aplicativo do Detran-PR facilita a vida dos novos motoristas


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/07/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Aplicativo DetranO novo aplicativo do Departamento de Trânsito do Paraná é voltado especialmente para quem vai fazer a Primeira Habilitação. Foto: Jaelson Lucas / ANPr

Os novos motoristas que vão fazer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se beneficiar com o novo aplicativo do Detran-PR. Lançado no final do mês de junho, o app Detran Habilitação deve atender 100 mil candidatos que passam pelo processo todos os anos no Estado. O app já está disponível, de forma gratuita, para celulares, tablets e smartphones.

O aplicativo permite que o futuro motorista controle cada etapa e acompanhe passo a passo, desde a contratação do Centro de Formação de Condutores até a entrega da CNH aos aprovados. O app tem ainda agenda de exames, aulas, consulta de taxas e resultados, além de canal exclusivo para falar com a central de atendimento do Detran e simulado do teste teórico de direção.

“Vimos que existia uma expectativa muito grande dos candidatos, a maioria deles jovens, em relação à primeira habilitação. Com o aplicativo, além de ter em mãos as informações sobre o processo, eles se sentirão mais seguros em cada etapa”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo Traad, todos os meses são abertos nove mil processos de 1ª habilitação no Paraná. A estimativa é que o aplicativo atenda os mais de 100 mil candidatos que passam pelo processo todos os anos no Estado, com divulgação nas autoescolas e clínicas médicas e psicológicas credenciadas.

Nada similar

O novo aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Celepar e faz parte do sistema Detran Fácil, que disponibiliza os serviços do Detran de forma digital. “Não existe no país nada similar ao nosso aplicativo. Esperamos que ele sirva de exemplo para outros estados”, disse o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

Mais ferramentas

Além do app Detran Habilitação, o Detran conta ainda com dois outros aplicativos para celulares: o jogo educativo PerigosaMente no Trânsito, pensado para crianças e adolescentes, e o app DetranPR, que ganhou nova versão e mais funcionalidades.

Antes, já era possível ver pontuação da habilitação, extrato de débitos do veículo, solicitar segunda via de documentos, imprimir guia de licenciamento, realizar serviços e consultas. Agora ele também permite cadastrar mais de um veículo, controlar custos com abastecimento, calcular preços para uso de álcool ou gasolina, até datas e gastos com manutenção.

Download

Todos os aplicativos do Detran são gratuitos e estão disponíveis para os aparelhos que usam os sistemas Android e IOS. Para encontrá-los basta fazer a busca na loja digital do celular: Detran Habilitação, Detran/PR e PerigosaMente – O Jogo. Todos são registrados pela Celepar.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran/PR

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *