Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Indenizações pagas pelo DPVAT aumentaram 20% em 2014


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/03/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Indenizações DPVATO número de indenizações pagas pelo seguro obrigatório, o DPVAT, aumentou 20% no ano passado ante 2013, totalizando 763.365 pagamentos, de acordo com os dados da Seguradora Líder, responsável pelo seguro. Os casos de invalidez permanente continuam sendo a principal causa de pagamento do seguro, com 78% dos registros no período, equivalente a  595.693 indenizações. Esses casos tiveram um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

As indenizações pagas por mortes e despesas médicas tiveram um decréscimo na comparação com o ano anterior de 5% e 14% respectivamente.

Segundo o levantamento, foram pagas 52.226 indenizações por morte, que representaram 7% do total. Além de 115.446 indenizações por despesas médicas, equivalente a 15% do total.

Os pagamentos das indenizações correspondem, segundo a Líder, às ocorrências em 2014 e em anos anteriores, uma vez que o prazo prescricional é de três anos para solicitar o benefício do seguro DPVAT.

De acordo com a Seguradora Líder, a diminuição do número de mortes está relacionada à adoção de equipamentos e políticas de segurança, como uso do cinto, airbag, redução da velocidade nas vias e a Lei Seca. No entanto, ressalta que na categoria das motos há um aumento de indenizações por invalidez permanente a cada ano.

Indenizações pagas a motociclistas

Segundo o estudo, 76% das indenizações pagas foram para acidentes envolvendo motocicletas, que representam atualmente 27% da frota nacional. “As motocicletas substituíram a locomoção por animal nas áreas rurais do Brasil. Nas grandes cidades, tornaram-se o meio de transporte mais ágil para fugir dos engarrafamentos, mas, justamente, o motorista de moto é quem sofre uma incidência maior de lesões físicas”, analisa Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT.

Mesmo representando a maior parte dos casos, cerca de 41,2% das motos da frota circulante tem inadimplência do DPVAT por parte de seus proprietários, informa a seguradora.

Perfil dos acidentados

As vítimas, em sua maioria, eram homens, respondendo por 75%, e os outros 25%, mulheres. Os jovens continuam respondendo pela maior parcela dos acidentados. De acordo com a Líder, 24% das vítimas tinham entre 18 e 24 anos; 28%, de 25 a 34; 19%, de 35 a 44; 19%, de 45 a 64; 4% mais de 65; 1% de 0 a 7; e 5% de 8 a 17.

Sudeste é a campeã em indenizações por morte

A região Sudeste concentrou a maior incidência dos acidentes com vítimas fatais (38%), com maior participação dos automóveis (51%). A frota de automóveis da região Sudeste representa 55% da frota nacional dessa categoria e a região concentra 50% do total de veículos do Brasil cobertos pelo Seguro DPVAT.

No Nordeste, que concentrou a segunda maior incidência (28%), a participação das motocicletas é maior: representaram 59% das indenizações por morte na região. O Nordeste concentra apenas 17% do total de veículos do país, sendo que a sua frota de motocicletas representa 27% da frota de motocicletas do país e 44% do total de veículos da região.

No Norte, foram registradas 8% das indenizações por morte no período analisado, sendo que 57% foram por acidentes fatais envolvendo motocicletas. A região concentra apenas 9% da frota nacional de motocicletas, porém essa categoria representa 49% do total de veículos da região.

Recursos

Dos recursos arrecadados pelo Seguro DPVAT, 45% são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ajuda no custeio do tratamento de vítimas do trânsito. Em 2014, esse valor ficou em R$ 3,8 bilhões alta de 5,6% ante o ano anterior.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *