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Ford Ka recebe zero estrela em teste de colisão do Latin NCAP


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/10/2017 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h22
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Teste de colisãoSegundo o Latin NCAP, o impacto lateral mostrou a falta de reforços estruturais. Foto: Divulgação.

A sexta série de resultados de 2017 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada ontem (25) com um resultado extremamente desapontador e insatisfatório para o Ford Ka.

Nos últimos testes, o veículo da Ford ofereceu um rendimento baixo em relação à proteção no impacto lateral, motivo principal da baixa qualificação de estrelas conforme protocolos de avaliação do Latin NCAP vigentes desde 2016.

O Ford Ka, terceiro veículo mais vendido no Brasil, ganhou zero estrela para Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil.

O modelo foi originalmente avaliado em um impacto frontal em 2015, conseguindo quatro estrelas para o ocupante adulto. O Latin NCAP fez o teste de impacto lateral visando estimar o resultado de acordo com os novos protocolos de avaliação (2016). O Ka apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda no habitáculo e abertura da porta.

O Ka não proporciona dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura nem no painel interior nas portas. Levando em conta os resultados dos testes, o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995.

“Estamos surpresos de que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU. Os compradores de automóveis merecem muito mais que esse resultado inferior ao padrão mundial da parte das montadoras que sabem, com certeza, como produzir automóveis bem mais seguros. Esse resultado ruim deveria servir como uma lição para os governos de toda a região, já que alguns fabricantes ainda não conseguem proporcionar níveis mínimos de segurança voluntariamente”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP,

Resultados

A proteção infantil foi aceitável no teste de batida. Contudo, o modelo não oferece cintos de três pontos em todas as posições, a sinalização de ancoragens ISOFIX é deficiente e não conta com a possibilidade de desligar o airbag do passageiro na hora de instalar um Sistema de Retenção Infantil (SRI) do tipo bebê conforto (que fica de costas para o movimento) no banco da frente, motivos adicionais para a redução da pontuação. A porta traseira direita foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros crianças a riscos maiores.

Para Ricardo Morales Rubio, presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, o interesse das montadoras no lucro em detrimento da segurança é inaceitável e deve parar.

É necessário, de forma urgente, contar com ações comprometidas por parte dos governos para eliminar o flagelo dos carros zero estrela da região. Sem as regulamentações adequadas, os fabricantes podem vender veículos inseguros que não poderiam vender na Europa, na Austrália, no Japão ou na América do Norte. O Latin NCAP considera que esse comportamento demonstra uma falha grave quanto à responsabilidade social corporativa das empresas”, conclui.

O resultado do Ford Ka e válido, também, para o modelo Ford Figo/Aspire comercializado no México e em outros países da América Latina.

Com informações do LatinNCAP

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