Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ford desenvolve limitador inteligente de velocidade


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/03/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Limitador de velocidade FordApresentado na Europa, dispositivo pretende evitar acidentes e multas

Ford lança na Europa o novo S-MAX equipado com limitador inteligente de velocidade. A tecnologia promete tornar a direção segura e evitar multas, já que o condutor nem sempre percebe que está rodando mais rápido do que o limite permitido em algumas vias. Por meio de uma câmera dianteira, o sistema reconhece sinais de trânsito e ajusta automaticamente a velocidade máxima. O plano da companhia é oferecer o dispositivo em outros modelos globalmente no futuro.

A tecnologia é mais um recurso de assistência à direção, que vêm ganhando espaço na indústria automotiva nos últimos anos. A Ford destaca já ter lançado sistemas que ajudam o motorista a estacionar, que mantêm o veículo dentro da faixa de rodagem e ainda que evitam acidentes quando o carro roda mais lentamente. Segundo a montadora, o limitador inteligente de velocidade é o primeiro dispositivo a combinar as tecnologias do limitador ajustável de velocidade e do reconhecimento de sinais, já oferecidos no Focus, Mondeo e Kuga vendidos na Europa.

A novidade atua entre 30 km/h e 200 km/h. Quando necessário, o sistema desacelera de forma suave, com redução da alimentação de combustível para o motor no lugar de acionamento dos freios. Se o carro superar a velocidade permitida em uma ladeira, por exemplo, o dispositivo dispara um alerta sonoro. A tecnologia também está integrada ao sistema de navegação de bordo, o que ajuda a manter o limite de velocidade em vias sem tantas placas de sinalização.

Fonte: Automotive Business

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *