Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Entenda como funciona o exame teórico de trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Exame teórico de habilitaçãoApós considerado apto na avaliação psicológica e no exame de aptidão física e mental, o candidato a primeira habilitação pode começar as aulas no Centro de Formação de Condutores (CFCs). Na terceira matéria da série especial, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) esclarece como funciona o exame teórico de direção.

“O exame teórico é feito na modalidade eletrônica e composto por 30 questões. Nele, são testados conhecimentos em legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, infrações, penalidades, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito. Desde 2014, o sistema do Detran gera obrigatoriamente e automaticamente uma questão sobre ciclista”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O candidato à Primeira Habilitação da categoria “A” e “B” deve passar por uma capacitação teórica de 45 horas e confirmar a presença nas aulas através da biometria no CFC. Ao término deste período a autoescola pode efetuar a certificação eletrônica do candidato e o agendamento do exame teórico. A taxa atual da avaliação é de R$ 40,11 e pode ser paga em qualquer um dos bancos credenciados a autarquia – Banco do Brasil, Sincredi, Bancoob ou Banco Rendimento.

Avaliação

A pessoa que fará a prova deve levar o documento de identidade e o comprovante de agendamento. O tempo máximo da prova é 50 minutos e o candidato a primeira habilitação, para ser considerado apto, deve acertar no mínimo 21 questões, do total de 30. O resultado pode ser acessado logo após a avaliação nos autoatendimentos ou então através do site do Detran.

Caso reprovado, a pessoa pode prestar um novo exame decorridos 15 dias da divulgação do resultado. O novo agendamento implica no pagamento do mesmo valor do primeiro exame e pode ser feito de três formas: pelo site do Detran (www.detran.pr.gov.br), no CFC que candidato realizou as aulas teóricas ou em um dos 220 autoatendimentos distribuídos no Estado.

Dica

De acordo com o coordenador de Habilitação do Detran, Daniel Higuchi, fazer o simulado eletrônico é uma das formas de se preparar para o exame teórico de direção. “O simulado ajuda testar conhecimentos e perceber em qual das modalidades se precisa aperfeiçoar. Além disso, ele gera confiança e segurança quando ele for realizar o exame”, esclarece Higuchi.

Para acessar o simulado, o candidato tem que entrar no site oficial do Departamento, na categoria “Motorista”, “1ª habilitação” e “Faça o Simulado da Prova Teórica”.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • CLECIO SANTOS PORTUGAL
    13/04/2023 às 11:57

    Enxame prova teórica

  • Cicero de Moraes silva
    21/02/2024 às 16:35

    Eu fiz a prova teórica mas não sei o resultado era para um curso especializado transporte coletivo de passageiros

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *