Publicado em 25 de maio, 2015 as 16h31.

Dicas para tirar o mau cheiro do carro depois da chuva

Por Mariana Czerwonka.

Mau cheiro causado pela chuvaDepois de um dia de chuva, quando entram no veículo sapatos e guarda-chuvas molhados, o carro pode ficar com um mau cheiro que afeta o condutor e os passageiros. Para tirar esse cheiro característico do automóvel a primeira coisa a se fazer é deixar, assim que possível, o veículo com as portas abertas e ao sol. Retirar os tapetes e colocá-los para secar por, no mínimo, duas horas, também é eficaz. Também é recomendado utilizar jornais para absorver a umidade do carpete do carro, mas eles devem ser trocados todos os dias.

Secadores ou outras ferramentas domésticas não são recomendados porque não tem potência suficiente para drenar a água, ainda que seja uma quantidade pequena.

O mau cheiro deve desaparecer junto com a umidade.  Caso contrário, o proprietário do veículo pode apelar para uma limpeza mais profunda do carpete, usando água e sabão neutro ou desinfetante. Em ambos os casos é importante deixar o carro secar bem antes de voltar a usá-lo.

Se o sol demorar a aparecer, e o cheiro persistir, é preciso levar a uma oficina especializada para que o cheiro não atinja o feltro, localizado logo abaixo do carpet do carro.

Segundo um estudo, encomendado pela loja de acessórios para veículos Halfords, seis em cada dez motoristas afirmam que o cheiro de “cachorro molhado” é o pior odor, dizendo que o cheiro ruim chega a ser uma distração enquanto dirigem, capaz até de colocar em risco a segurança do trânsito.

No tópico: Dicas

Tags: , .