Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/SP e Renault firmam parceria para localizar veículos com necessidade de recall


Por Assessoria de Imprensa Publicado 27/12/2017 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00
RecallMais do que um direito do consumidor, o recall é uma medida preventiva de segurança. Foto: Pixabay.com

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e a fabricante Renault firmaram um convênio para localizar e convocar proprietários de veículos com necessidade de recall no Estado de São Paulo. O acordo, formalizado no Palácio dos Bandeirantes, prevê o compartilhamento de dados para tornar essas ações mais eficientes.

Para que isso ocorra, os números dos chassis de veículos da empresa relacionados em recalls serão cruzados com a base do Detran.SP, que identificará quais deles estão registrados no Estado, quem são os atuais proprietários e seus respectivos endereços.

É o terceiro acordo para recalls firmado entre o departamento e uma montadora: os anteriores foram com a Honda em julho—o primeiro do tipo no país— e com a Fiat Chrysler FCA em novembro.

A ideia dos convênios surgiu com a informação de que, segundo as empresas, existe baixa adesão dos proprietários aos recalls, explica o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira. “Essa união de esforços vai tornar mais eficaz a convocação. Isso é importante para a segurança no trânsito. Podemos salvar vidas. É esse o nosso objetivo”, diz Vieira.

Os proprietários serão avisados de duas formas sobre a necessidade de reparo dos itens de segurança: cartas enviadas pela Renault e push (mensagem) no aplicativo do Detran.SP.

Para receber os alertas via push, o cidadão precisa ter o aplicativo do Detran.SP em seu smartphone ou tablet. O Departamento de Trânsito oferece três apps gratuitos, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Eles estão disponíveis para download nas plataformas Android e iOS.

Mais do que um direito do consumidor, o recall é uma medida preventiva de segurança. No Brasil, segundo o Ministério da Justiça, os veículos são o principal produto submetido a recall. Em 2016, foram realizados 105 recalls de automóveis, 10 de motocicletas e 2 de caminhões, totalizando mais de 1,6 milhão de unidades.

As informações são do Detran/SP

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *