Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran alerta para os perigos de trafegar na contramão


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/06/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Motorista na contramãoEm sua maioria os acidentes de trânsito podem ser evitáveis. Foto: Arquivo.

Nos últimos dias um comportamento imprudente vem chamando a atenção nas ruas da Capital do Mato Grosso do Sul, vários flagrantes de motoristas trafegando na contramão. Além de se caracterizar como uma infração gravíssima o condutor coloca em risco a sua vida e dos demais motoristas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) propõe ao motorista que pratique à direção defensiva, em prol de preservar sua vida e de todos que estão a sua volta, realizando o seu percurso sem desrespeito às normas e regras de trânsito.

Em sua maioria os acidentes de trânsito podem ser evitáveis. Pesquisas revelam que 64% dos acidentes são causados pelo próprio condutor por imprudência, seguido de problemas mecânicos e problemas da via.

Dando sequência ao Movimento Maio Amarelo, que ressalta o poder das escolhas no trânsito, assim como na vida, vale observar a importância do pensamento coletivo e não somente no que é melhor para si. “Tais situações de desrespeito das regras básicas de trânsito ocorrem porque o condutor coloca em primeiro lugar seus interesses particulares, necessidades, personalidade individuais e tal egoísmo faz com que o respeito ao direito coletivo fique em segundo plano”, destaca o Tenente-Coronel Franco Alan, da assessoria militar do Detran.

O fato é que muitos motoristas acham que andar na contramão pode passar despercebido, e alegam que a pressa é o principal motivo pela prática de tal ato. “Apesar dos esforços do Governo do Estado investindo na manutenção do trânsito, a mudança de comportamento é a principal responsável para que aja a redução da imprudência”, afirma Gerson Claro, diretor-presidente do Detran.

Infração – Art. 186 (CTB)

Transitar pela contramão de direção em:

I – Vias com duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

II – Vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa.

As informações são do Detran/MS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *