Publicado em 10 de setembro, 2015 as 13h24.

Veículo estacionado na esquina prejudica pedestres em Osasco

Por Mariana Czerwonka.

Estacionamento na esquinaEstacionar a menos de cinco metros de uma esquina e em cima da faixa de pedestres é proibido, mas em Osasco (SP) muitos motoristas insistem em burlar a lei. A irregularidade pode ser enquadrada em dois incisos do Art.181 do Código de Trânsito Brasileiro: o primeiro diz que é infração grave estacionar em faixa de pedestres, a multa é de R$ 127,69, passível de remoção do veículo. Já estacionar nas esquinas é infração média, com multa de R$ 85,13, também passível de remoção do veículo.

O que poucos levam em consideração é que a irregularidade prejudica o campo de visão dos demais condutores e pode contribuir com acidentes, principalmente envolvendo pedestres.

O flagrante enviado ao Portal do Trânsito aconteceu na Rua Antônio Flávio França, no bairro Veloso. Segundo o internauta que fez a denúncia, a situação é corriqueira. “Na falta de vagas de estacionamento, muitos condutores optam por desobedecer à lei, às vezes até pela certeza da impunidade”, afirma Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Prefeitura de Osasco, solicitando mais fiscalização no local. Em nota, o órgão, através do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) diz que “como trata-se de uma infração recorrente, nos termos da denúncia apresentada, o Demutran encaminhará uma equipe ao local para averiguação e, em caso de constatação de irregularidade, serão autuados. Havendo necessidade o veículo será removido ao pátio”.

O caminho para um trânsito mais seguro e humano depende do respeito à lei e aos demais usuários desse espaço. “As pessoas devem encarar as limitações da legislação como segurança para si próprio e para os outros”, conclui Mariano.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.