Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Táxi é flagrado estacionado em calçada no Rio


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/08/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estacionamento calçada RioA cena é constante segundo o internauta que flagrou a cena. Veículo de uma cooperativa de táxi desrespeita a lei e estaciona em cima da calçada na Rua Humberto Bastos, no bairro Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro.

“Estacionar no passeio, além de infração de trânsito, é um grande desrespeito com o pedestre”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 181, estacionar na calçada é uma infração grave, com acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com multa de R$ 127,69 e remoção do veículo.

De acordo com dados do Seguro DPVAT o número de atropelamentos em todo país é muito alto. Só em 2014, mais de 16.200 pedestres morreram em acidentes de trânsito.  “Por esse motivo, a calçada deve estar disponível totalmente para o pedestre, elas devem estar livres de obstáculos, como entulhos, caçambas, postes de luz, placas de trânsito, comerciantes e veículos estacionados”, diz Mariano.

Todos os flagrantes recebidos pelo Portal do Trânsito são para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, órgão responsável pela fiscalização do estacionamento e parada dos veículos no município. Segundo a instituição, o combate às infrações de estacionamento irregular, que prejudica a mobilidade de pedestres e outros motoristas e também pode causar acidentes, faz parte da rotina diária dos guardas municipais empregados no trânsito e correspondeu a aproximadamente 57% do total de multas registradas pela GM-Rio no primeiro semestre de 2014.

A GM-Rio informa ainda que a população pode denunciar flagrantes de irregularidades de trânsito na cidade do Rio de Janeiro por meio da Central 1746, da Prefeitura, que funciona 24h.

Você também fotografou algum flagrante de irregularidade no trânsito da sua cidade? O Portal irá junto com você buscar a resposta, clique aqui e envie a sua denúncia.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *