Publicado em 02 de dezembro, 2016 as 15h42.

Denúncia: veículos estacionados na calçada atrapalham pedestres em Curitiba

Por Mariana Czerwonka.

Carro na calçada
A situação é frequente no local e piora nos finais de semana.

A palavra calçada, conforme Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quer dizer parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. Quando um carro está estacionado neste local, acaba atrapalhando e colocando em risco a vida dos pedestres, que precisam utilizar a via destinada aos veículos para conseguirem se locomover.

Segundo denúncia recebida pelo Portal do Trânsito, na Rua Comendador Franco, 4220, em frente a uma loja de móveis, na cidade de Curitiba, os carros são estacionados com frequência na calçada e nos finais de semana a situação piora.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a calçada é uma infração grave, com acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23 e remoção do veículo.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Setran (Secretaria de Trânsito de Curitiba), e de acordo com o diretor de fiscalização, Eder Carlos Rodrigues, o órgão enviará agentes para fiscalizarem o referido local.

Além disso, o departamento de fiscalização irá verificar a irregularidade mencionada pelo requerente, aplicando no que couber as disposições estabelecidas na legislação vigente.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

No tópico: Fiscalização