Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Cuidados na substituição de barras de direção


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/03/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Barra de direçãoDesde 2014, a barra de direção é homologada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Verso Comunicação – Assessoria de Imprensa

 

A barra, item de segurança do sistema de direção, precisa estar em boas condições de uso para garantir a segurança do veículo. Para isso, as inspeções precisam ser realizadas de acordo com as recomendações do fabricante. “Desgastes provocam folga na direção, além disso, pode ocorrer o rompimento, interferindo na dirigibilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata Automotiva.

Caso seja necessário substituir a peça, a recomendação é utilizar produto novo de qualidade e realizar o serviço em oficina de confiança. “Componentes de segurança dos veículos, como o conjunto de barras de direção, não devem ser recondicionados”, ressalta Silva, exemplificando: “A barra lateral é composta por dois terminais, de um lado com rosca e de outro fixo na barra por sofrer grande esforço. Essa configuração não deve ser alterada de nenhuma forma, podendo colocar em risco o veículo e seus ocupantes.

Desde 2014, a barra de direção é homologada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

“Qualquer empresa que for fabricá-la deve ter a certificação do instituto. Ao substituir uma barra de direção verifique se a peça possui o selo do Inmetro  para ter certeza da conformidade e origem do  produto”.

A Nakata também participa das avaliações gratuitas do Caminhão 100% para checagem da barra de direção, um dos itens que mais apresentam problema nesta ação mensal realizada na rodovia Castello Branco, na área de descanso da concessionária ViaOeste.

As informações são da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *