Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Cinto de segurança também é obrigatório em ônibus


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cinto em ônibusO cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes de um veículo, inclusive em ônibus. Apenas os passageiros de ônibus do transporte coletivo urbano estão dispensados do uso do cinto de segurança, pela natureza do tipo de transporte.

Mesmo em longas viagens ainda não é comum o uso do cinto de segurança neste tipo de veículo, apesar de extremamente importante. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres, apenas 2% dos passageiros de ônibus usam o equipamento.

Uma estatística feita com base em situações reais mostra que o uso do cinto de segurança reduz em até 70% as chances de o passageiro sofrer algum tipo de lesão durante um acidente. O risco de morte é 40% menor. A função do cinto é frear o movimento que o corpo humano adquire com a desaceleração brusca do veículo após uma colisão. Sem o cinto, o ocupante pode ser levado contra várias partes do veículo e passageiros e, em certos tipos de colisão, o cinto também evita que o corpo seja jogado para fora do ônibus.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *