Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Campanha chocante mostra o risco de usar o celular no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/04/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uso do celular no trânsito é um risco

Uma das situações mais comuns no trânsito brasileiro é o uso do celular ao volante. Seja conversando (mesmo por bluetooth) ou enviando mensagens, o celular representa uma grave ameaça a segurança do trânsito.

Segundo um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde, o uso do celular por motoristas jovens aumenta em até oito vezes o risco de acidentes.

E não é só no Brasil que o celular virou um grande problema. Atualmente mandar mensagens de texto enquanto dirige é a principal causa de morte de adolescentes nos EUA. Um estudo realizado pelo Centro Médico da Cohen Crianças de Nova York mostra que mais de 3.000 adolescentes morrem a cada ano como resultado de envio de mensagens SMS durante a condução um veículo.

No Brasil, embora 100% dos motoristas achem que falar ao telefone celular aumenta as chances de acidentes, 84% admitem usar o aparelho quando estão dirigindo. Os dados fazem parte de pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Além disso, estima-se que 72% dos acidentes no país acontecem por falta de atenção, causada principalmente pelo uso do celular.

Para mudar esta realidade, uma campanha criada pelo governo dos Estados Unidos, direcionada aos jovens motoristas do país, chama atenção pelas fortes imagens e o impacto que isso causa ao telespectador. Segundo o governo norte-americano o intuito é mostrar que se você for utilizar seu smartphone no trânsito, terá de pagar um preço por isso.

O vídeo é curto, forte e objetivo. Alguns jovens estão conversando em um carro quando a motorista se distrai para ver uma mensagem no celular e invade a pista, ignorando uma placa de “Pare”. O erro provoca um grave acidente, com o carro sendo arremessado por um caminhão, capotando várias vezes.

Depois do acidente um policial recolhe o celular destruído e diz que se a polícia tivesse avistado o uso do telefone e parado o carro, talvez tivesse salvado a vida das pessoas, mostrando a importância e a real finalidade da fiscalização que é prevenir acidentes.

Assista ao vídeo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *