Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de novembro de 2024

Câmara aprova teste de impacto para assento de carro para crianças


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/04/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h27
Ouvir: 00:00
Transporte de criançasHoje, uma portaria do Inmetro já exige a certificação das cadeirinhas de criança (38/07).

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, proposta que torna obrigatória a realização de testes de impacto frontal e lateral nos assentos especiais (as cadeirinhas) usados em veículos para o transporte de crianças de até dez anos. Foi aprovado o Projeto de Lei 1729/15, do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ).

Os testes, para fins de certificação dos produtos, serão realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou por certificadora equivalente.

Além disso, a certificação deverá ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que, em 2008, passou a exigir a utilização de dispositivos de retenção para o transporte de crianças em veículos.

Hoje, uma portaria do Inmetro já exige a certificação das cadeirinhas de criança (38/07).

Em parecer favorável na CCJ, a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) observou que as alterações previstas respeitam a Constituição e estão em conformidade com a juridicidade e com as regras de técnica legislativa vigentes.

O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e segue agora para análise do Senado.

As informações são da Agência Câmara

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *