Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Brasília realizará maior passeio ciclístico do mundo


Por Talita Inaba Publicado 06/03/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Brasília entrou na rota do maior passeio ciclístico do planeta. Nesta segunda-feira (4), o governador Agnelo Queiroz anunciou o lançamento do World Bike Tour (WBT). O evento ocorrerá em 20 de abril, mas as atividades começam em 24 de março. A previsão é que cerca de seis mil pessoas participem do encontro de ciclistas. As inscrições estão abertas até 12 de março pelo site www.worldbiketour.net. O passeio ciclístico faz parte das festividades do aniversário de Brasília, comemorado em 21 de abril. O principal objetivo é incentivar o uso da bicicleta não só para o lazer, mas também como meio de transporte. “Esse evento vem ao encontro do que o GDF já aplica na cidade, com centenas de quilômetros de ciclovias em construção. Ele ajudará a aumentar a conscientização para o uso da bicicleta”, destacou o governador. Para o presidente da WBT, Diamantino Nunes, além de um encontro de ciclistas, o passeio tem o objetivo de mostrar à população a importância de um meio de transporte sustentável. “Esse evento será um legado para a cidade e colocará em circulação pelo menos seis mil bicicletas em diferentes locais, estimulando mais pessoas a usar o veículo”, informou.

Durante o encontro, o presidente do WBT destacou o interesse de instalar uma fábrica de bicicletas no Distrito Federal. O governador assinalou o gesto como positivo e afirmou que, se houver o projeto, o GDF dará o apoio necessário. O WBT já foi realizado no Brasil, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e antes passou por Madri, na Espanha, e Porto e Lisboa, em Portugal. Ciclovias no DF – O GDF liberou cerca de R$ 20 milhões para a construção de 105km de ciclovias. As obras, iniciadas no ano passado, beneficiarão ciclistas das regiões do Plano Piloto, Ceilândia, Paranoá, Guará e Gama.

O programa de construção de novas ciclovias faz parte do projeto de Mobilidade Urbana, que pretende chegar à marca de 600km de pistas exclusivas para bicicletas no DF até 2014. Para incentivar o uso do veículo, no ano passado o GDF lançou o projeto Ciclofaixas do Lazer – trajeto de 15km para o tráfego de bicicletas, em áreas centrais de Brasília, aos domingos e feriados. Também participaram do lançamento do WBT, os secretários de Esporte, Julio Cesar Ribeiro, de Turismo, Luis Otávio Neves, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o diretor de Desenvolvimento do Banco de Brasília (BRB), José Flávio Andrade, e o presidente do Instituto Pedala Brasília de Mobilidade Sustentável, Ronaldo Alves.

Fonte: Em tempo real.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *