Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Bons motoristas são maioria no Rio Grande do Sul


Por Assessoria de Imprensa Publicado 03/02/2018 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Infrações no RS22% dos condutores foram responsáveis por todas as infrações registradas. Foto:
Douglas Mafra_DetranRS

Setenta e oito por cento dos 4,8 milhões de motoristas registrados no Rio Grande do Sul não foram autuados por nenhuma infração no ano de 2017. O levantamento do DetranRS aponta que 22% dos condutores do Estado foram responsáveis pelas mais de 1,8 milhão infrações registradas no ano passado.

O balanço leva em conta somente condutores gaúchos que foram autuados  nas vias do Rio Grande do Sul. Também não contabiliza infrações com condutores não identificados, como por exemplo, de veículos de pessoa jurídica que não apresentaram condutor.

Dentre esses 1.069.584 milhão de condutores que tiveram alguma infração no ano passado, 62% foram flagrados uma vez durante o ano. Foram 665 mil condutores que tiveram somente uma multa nesse período de 12 meses.

Em contrapartida, as 405 mil pessoas (8% do cadastro de condutores) que cometeram duas ou mais infrações no período de um ano, foram responsáveis por quase 65% das infrações registradas em 2017 (número absoluto).

Infratores contumazes

O balanço do DetranRS identificou, ainda, 5.564 infratores contumazes. Esses gaúchos foram flagrados em dez ou mais infrações durante o ano. Um grupo de 146 gaúchos representa o pior comportamento no trânsito: cometeram mais de 51 infrações no período de 12 meses.

O diretor-geral do DetranRS, Ildo Mário Szinvelski, faz a ressalva que embora os números deem uma ideia da situação, o número de infrações flagradas pelos agentes e equipamentos eletrônicos não representa o total de infrações cometidas no trânsito.

“Sabemos que o número de infrações é bem maior do que os órgãos de fiscalização podem flagrar. Não é possível vigiar cada condutor em suas ações, mas contamos com a conscientização da população para reduzir os comportamentos de risco que resultam em tragédias. Sempre lembrando que uma tragédia pode advir de atos aparentemente singelos, como digitar no celular, que se caracteriza em infração”.

Balanço de infrações

O DetranRS publica também, em seu site, o relatório estatístico das infrações de trânsito, onde é possível conferir o número de infrações por artigo do Código de Trânsito Brasileiro, dados por municípios, entre outras informações. Acesse em Estatísticas de Trânsito, no menu Estatística.

As informações são do Detran/RS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *