Publicado em 11 de janeiro, 2016 as 08h39.

Detran-PR orienta sobre uso seguro da bicicleta

Por Mariana Czerwonka.

Ciclista no PRO Paraná possui a terceira maior frota do País, com 6,6 milhões de veículos. Em meio aos carros, motocicletas, ônibus e caminhões, o uso de bicicletas só aumenta. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) orienta sobre como usar a bicicleta de forma adequada e respeitando as leis do trânsito e cita experiências de quem adotou o pedal como meio de transporte.

Entre as atitudes que devem ser adotadas pelo ciclista estão o uso equipamentos obrigatórios, como a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. O uso do capacete, embora não seja obrigatório pelo CTB, é extremamente recomendado.

Respeitar à distância mínima de 1,5 metro do ciclista é apenas uma das atribuições dos motoristas. Com o objetivo de orientar o cidadão, a coordenadoria de Educação para o trânsito do Detran entrega, durante as ações contínuas que realiza, uma cartilha que orienta sobre o respeito mútuo que deve existir entre ciclistas e motoristas.

O material lista uma série de infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro envolvendo ciclistas, além de direitos e deveres de cada um dentro do trânsito.

Experiências

Depois de adotar a bicicleta como meio de transporte, a jornalista Isabella Mayer passou a influenciar o estilo de vida de parentes e amigos que aderiram à prática do pedal. “Sempre disse ao meu irmão mais novo que de bicicleta tudo fica mais rápido. Incentivei o uso, a compra e até fui junto para montar. Depois de aderir a ideia, ele economiza até um terço no tempo de deslocamento de casa ao trabalho. Antes, tinha que ir a pé”, conta.

A ideia de atrair simpatizantes do transporte em duas rodas não parou na família e, em pouco tempo, a ciclista convenceu a amiga. “Foi uma questão de costume, pois minha amiga tinha preguiça de ir comigo ao trabalho usando a bicicleta. Depois de um tempo, ela passou a utilizar esse transporte para tudo, assim como eu. ”

Há, também, quem só deixe de usar a bicicleta em momentos especiais, como assessor de tecnologia Rubens de Oliveira que inclui a bicicleta na rotina há dez anos. “Meu carro eu só uso para saídas à noite, em caso de chuva ou, então, quando estou acompanhado. Fiz essa opção porque acredito que a bicicleta proporciona qualidade de vida e hábitos mais sustentáveis”, disse ele.

Prevenção

O Detran Paraná foi pioneiro no país na implantação de questões obrigatórias sobre ciclistas na prova teórica para primeira habilitação. Com isso, das 30 questões que compõem o exame, pelo menos uma será diretamente relacionada ao tema.

Nos cursos de reciclagens, ministrados para condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso, cartilhas sobre ciclistas são entregues como material de apoio e testes aplicados ao fim de cada módulo abordam o tema.

Com informações da Agência Estadual de Notícias