Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aplicativos ajudam ciclistas a traçar rotas mais seguras


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/08/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aplicativo para bicicletasTrajetos levam em consideração dificuldades do caminho e segurança. Plataformas são abastecidas de forma colaborativa

Para definir melhores rotas, ciclistas usam aplicativos de celular voltados para quem usa a bicicleta como principal meio de transporte. As ferramentas levam em consideração as dificuldades do caminho e a segurança do ciclista.

Organizadas de maneira colaborativa, as plataformas são abastecidas com rotas pelos próprios usuários. “Tem alguns aplicativos que você consegue ligar o GPS. Você traça a sua rota e compartilha com outras pessoas. Então a nossa base de dados hoje é feita de ciclistas para outros ciclistas”, explica o técnico de informática Roberson Miguel.

Roberson, que faz parte da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, a Ciclocidade, afirma que, para determinar o melhor trajeto, é preciso levar em consideração o horário em que se está saindo de casa, o destino e as condições de tempo, fatores que não são considerados em aplicativos criados para quem usa o carro como meio de transporte. “Os aplicativos de carro procuram fugir do trânsito e fazer uma menor rota. Nem sempre a menor rota para quem está de carro é a melhor rota para quem está de bicicleta”, afirma.

O aplicativo Minhas Trilhas, disponível para download no Google Play, grava o caminho do ciclista. É possível compartilhar a rota com amigos e ver outros caminhos compartilhados. O aplicativo é sincronizado com sensores biométricos.

O BikeMap, disponível para Android, iOS e Windows Phone, permite que o ciclista procure os melhores trajetos para o seu destino.

O Strava, que pode ser baixado para iOS e Android, tem caráter mais competitivo e permite que os ciclistas proponham desafios e façam comparações com os amigos.

Fonte: G1 Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *