Publicado em 16 de agosto, 2014 as 10h29.

Aplicativos ajudam ciclistas a traçar rotas mais seguras

Por Mariana Czerwonka.

Aplicativo para bicicletasTrajetos levam em consideração dificuldades do caminho e segurança. Plataformas são abastecidas de forma colaborativa

Para definir melhores rotas, ciclistas usam aplicativos de celular voltados para quem usa a bicicleta como principal meio de transporte. As ferramentas levam em consideração as dificuldades do caminho e a segurança do ciclista.

Organizadas de maneira colaborativa, as plataformas são abastecidas com rotas pelos próprios usuários. “Tem alguns aplicativos que você consegue ligar o GPS. Você traça a sua rota e compartilha com outras pessoas. Então a nossa base de dados hoje é feita de ciclistas para outros ciclistas”, explica o técnico de informática Roberson Miguel.

Roberson, que faz parte da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, a Ciclocidade, afirma que, para determinar o melhor trajeto, é preciso levar em consideração o horário em que se está saindo de casa, o destino e as condições de tempo, fatores que não são considerados em aplicativos criados para quem usa o carro como meio de transporte. “Os aplicativos de carro procuram fugir do trânsito e fazer uma menor rota. Nem sempre a menor rota para quem está de carro é a melhor rota para quem está de bicicleta”, afirma.

O aplicativo Minhas Trilhas, disponível para download no Google Play, grava o caminho do ciclista. É possível compartilhar a rota com amigos e ver outros caminhos compartilhados. O aplicativo é sincronizado com sensores biométricos.

O BikeMap, disponível para Android, iOS e Windows Phone, permite que o ciclista procure os melhores trajetos para o seu destino.

O Strava, que pode ser baixado para iOS e Android, tem caráter mais competitivo e permite que os ciclistas proponham desafios e façam comparações com os amigos.

Fonte: G1 Notícias

No tópico: Curiosidade

Tags: , , .