Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Benefícios da bicicleta para a saúde


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/08/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Por Renato Senna Maia

BicicletaOs efeitos das atividades físicas no corpo humano são inegáveis.

Os efeitos das atividades físicas no corpo humano são inegáveis. E não precisam ser atividades longas ou intensas, como corridas e musculação. Bastam atividades moderadas para o corpo começar a funcionar melhor. Não à toa, especialistas recomendam simples trocas em nossos hábitos diários, como subir escadas em vez de pegar o elevador, para melhorarmos nossa condição física e, consequentemente, nossa saúde. E para os céticos, estudos recentes provam que uma dessas trocas sugeridas pode ser extremamente benéfica.

Recentemente muitas cidades têm investido em ciclovias mundo afora. As bicicletas são um meio de transporte completo. Além de ajudarem a reduzir o trânsito nas grandes metrópoles, as bikes ainda são um meio de transporte ecológico, já que não usam combustíveis que produzem gases poluentes, e ainda ajudam seus usuários a manter a forma. Duvida?

Um estudo encomendado pela União Europeia comprovou que pessoas que vão pedalando para o trabalho pesam, em média, quatro quilos a menos que as que usam carro para se locomover no caminho entre a casa e o local de trabalho. A pesquisa, nomeada como “Atividade Física através do Transporte sustentável”, observou os hábitos e a saúde de cerca de 11 mil pessoas em sete cidades de sete países diferentes da Europa: Londres (Inglaterra), Barcelona (Espanha), Roma (Itália), Zurique (Suíça), Amberes (Bélgica), Viena (Áustria) e Örebro (Suécia). Esse foi o primeiro dado comprovado pelos cientistas. No entanto, os pesquisadores ainda buscam mais voluntários para obter resultados mais completos.

O simples fato de fazer uma atividade constante já reduz bastante a chance de sofrer com problemas ligados ao sedentarismo. Pessoas sedentárias têm cerca de 60% mais chance de morte prematura do que aqueles que fazem exercícios físicos constantemente, com maior propensão a desenvolver doenças como câncer e diabetes, cardíacas, como infartos fulminantes, e vasculares, como um AVC.

De acordo com David Rojas, pesquisador do Instituto de Saúde Global de Barcelona, a intenção da pesquisa é fazer um trabalho de conscientização pública na população sobre os benefícios do uso de bicicletas como um meio de locomoção e dos males do sedentarismo, além de pressionar os políticos e os urbanistas que projetam as cidades por maiores investimentos em ciclovias e maneiras de fazer com que a população tenha cada vez mais possibilidade de se transportar por meio de bicicletas.

Com informações da Agência Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *