Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aulas com simulador são incluídas no curso de formação de condutores


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/11/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A carga horária teórica obrigatória do curso de formação de condutores (categoria B) aumentará para 50 horas aula, com a publicação, nesta quarta-feira, de uma resolução do Contran no Diário Oficial da União.

Para a primeira habilitação, foram incluídas cinco horas aula no simulador de direção. As autoescolas têm até 30 de junho de 2013 para se adequarem à nova grade. Os equipamentos usados como simuladores precisam ser homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Deverão ajudar os motoristas na troca de marchas, ignição e a circulação em meio ao tráfego, inclusive em situações de risco, como chuva e neblina. As aulas no simulador deverão ser realizadas logo após as aulas teóricas e antes do exame teórico. A nova estrutura curricular só começará a ser exigida das autoescolas e motoristas a partir de 1º de julho de 2013.

Até lá, quem concluir o curso teórico não precisará passar pelo simulador, embora as autoescolas tenham a opção de antecipar a inclusão do equipamento. A carga horária para obter habilitação categoria B era de 45 horas de aulas teóricas e de 20 de aulas práticas.

Com informações da Agência Brasil

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *