Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Argentina começa a usar placas padrão Mercosul a partir de abril


Por Mariana Czerwonka Publicado 31/03/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Placa MercosulNo Brasil, a nova placa será adotada a partir de janeiro de 2017.

A partir de 1.º de abril, a  nova placa para veículos no padrão Mercosul passará a ser obrigatória para todos os veículos novos na Argentina. O País correu para adotar as novas identificações por um problema logístico: o sistema atual tinha apenas 17,5 milhões de combinações e, em junho de 2014, restavam apenas 2 milhões.

As novas placas, além de criar um visual único para os países do bloco, possibilitam número maior de combinações. As placas terão uma única cor de fundo (branca) e o que as diferenciará será a cor dos caracteres. Além disso, a identificação será feita com duas letras, três números e mais duas letras. Esse formato permite mais de 450 milhões de combinações. Para motocicletas, o sistema é o mesmo, mudando apenas a ordem para uma letra, três números, três letras.

A mudança é obrigatória apenas para os veículos novos. Para carros antigos, a troca é opcional.

No Brasil, a nova placa será adotada a partir de janeiro de 2017.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *