Publicado em 21 de novembro, 2016 as 14h01.

App brasileiro pretende salvar vidas no trânsito através da tecnologia

Por Mariana Czerwonka.

Vídeo Safe Ride
Imagem capturada do vídeo de divulgação do app.

Uma Startup brasileira está desenvolvendo um aplicativo chamado SAFETY, com o objetivo de salvar vidas através do uso de tecnologia.

O aplicativo, que é gratuito, é capaz de detectar uma colisão e acionar o serviço de emergência automaticamente, informando a localização e passado médico da vítima.

 

De acordo com os desenvolvedores, o sistema de chamada de emergência será ativado automaticamente através da detecção de colisão via smartphones, utilizando leituras do acelerômetro e outros sensores, sem utilização de um hardware específico acoplado no veículo como vem sendo feito em outros países.

O app terá informações do usuário que facilitarão tanto o trabalho da equipe médica (nome completo, idade, histórico de doenças) quanto os agentes sociais do hospital (contato dos responsáveis). Além de também informar a localização do sinistro durante a ligação automática de emergência.

Com o aplicativo será possível também coletar anonimamente o comportamento dos usuários, ajudando o gestor público com a indicação de pontos críticos nas vias.

Atualmente os desenvolvedores trabalham com uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) no Catarse para viabilizar o projeto. Quer contribuir? Clique aqui.