Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Mensagem que circula no WhatsApp sobre câmeras em lombadas eletrônicas é falsa


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/10/2017 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Lombada eletrônicaLombada eletrônica em frente ao Jardim Botanico – Curitiba. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Uma mensagem via WhatsApp sobre câmeras em lombadas eletrônicas de Curitiba está se espalhando rapidamente. De acordo com o texto, a Prefeitura de Curitiba teria “reformado” todas as lombadas eletrônicas da cidade e acrescentado uma câmera digital com infravermelho para fotografar todos os veículos que passarem, independente da velocidade, com a finalidade de “arrecadar”. O texto diz ainda que passageiros sem cinto e motoristas com celular seriam os “alvos” do novo formato de fiscalização.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) as lombadas eletrônicas da cidade não são usadas para multar motoristas sem cinto de segurança ou falando ao celular, os equipamentos apenas detectam e identificam veículos que trafegam acima da velocidade máxima permitida, de 40 km/h, o que, posteriormente, vira multa de trânsito. Conforme o órgão, multas por dirigir sem usar o cinto de segurança ou usando o aparelho celular são aplicadas por agentes ou policiais de trânsito.

Para a pedagoga e especialista em trânsito Eliane Pietsak, antes de pensar na infração, é preciso pensar na segurança.

“Tanto a falta do cinto como o uso do celular ao volante são atitudes que podem trazer sérias consequências ao condutor e aos passageiros do veículo. As pessoas deveriam respeitar essas regras pelo simples fato de que a segurança está acima de qualquer coisa, mas infelizmente não é assim que a maioria pensa. Sempre falo em meus treinamentos que está em nossas mãos “falir” a indústria da multa, basta não cometer infrações”, explica.

Existem duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamentam multas por videomonitoramento no Brasil, mas atualmente não há previsão desta modalidade ser implantada em Curitiba.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *