Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/TO promove curso de defesa pessoal para os agentes de trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/06/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Defesa pessoalA disciplina de defesa pessoal faz parte da grade do curso de formação de Agentes de Trânsito. Foto: Félix Carneiro

A Gerência de Fiscalização e Segurança do Detran, em parceria com a Federação Tocantinense de Kung Fu, iniciou nesta semana o curso de defesa pessoal com os Agentes de Trânsito estaduais da capital. A iniciativa, futuramente, será implantada também nos pólos de fiscalização de Araguaína e Guaraí.

A disciplina de defesa pessoal faz parte da grade do curso de formação de Agentes de Trânsito e, desta forma, o objetivo do curso ministrado pelos senseis – mestres ou professores – Francisco de Assis Alves e Dionísio Miranda, é de atualizar os agentes das técnicas de defesa pessoal.

Somente em Palmas são 40 Agentes de Trânsito envolvidos no projeto. A agente de trânsito, Mara Freire, que participou do curso comentou a importância da iniciativa. “A defesa pessoal é uma necessidade, uma vez que trabalhamos nas ruas. É preciso ter esse preparo, sempre visando à segurança e não o enfrentamento. Essa é uma oportunidade de reforço das técnicas que aprendemos durante o curso de formação”, explicou a servidora pública.

Segurança e Prudência

O treinamento de defesa pessoal busca dar preparo adequado aos Agentes de Trânsito que, por vezes, se veem em situação de exposição. O preparo visa evitar que eles sofram agressões, como explica o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran-TO, capitão Geraldo Magela. “Essa prática é importante para que em uma abordagem, no caso de algum condutor se mostrar exaltado, os agentes saibam técnicas para evitar agressões”, pontuou.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *