Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Brasília celebra 20 anos de respeito à faixa de pedestre


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/04/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Faixa de pedestresOrgulho da população local, a faixa de pedestre celebra neste sábado (1º) 20 anos de efetividade no Distrito Federal. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

Orgulho da população local, a faixa de pedestre celebra neste sábado (1º) 20 anos de efetividade no Distrito Federal. Importante instrumento para salvar vidas no trânsito, os pontos de travessia hoje somam mais de 5 mil em diversos locais da capital, como no Pistão Sul, em Taguatinga. Agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) promoveram ações educativas na quarta-feira (29), para dar início as comemorações.
Em pistas movimentadas e próximo a escolas e igrejas, a faixa hoje é presença constante para garantir a travessia segura de pedestres.

No entanto, nem sempre foi assim. Previstas no Código Nacional de Trânsito desde 1966, essas sinalizações para atravessar as ruas não eram respeitadas no Brasil.

Depois de uma campanha que envolveu governo, imprensa e população, a capital do País abraçou a causa em 1997 e deu um exemplo de cidadania que se mantém até hoje.

A vida em primeiro lugar

A ação, ocorreu nos turnos matutino e vespertino, com o mote Pedestre, use. Motorista, respeite. 20 anos da faixa de pedestre: a vida em primeiro lugar!

Durante as atividades, foram tratados assuntos como:

  • Deslocamento seguro
  • Embarque e desembarque em locais apropriados
  • Travessia correta
  • Importância da utilização da faixa
  • Respeito às sinalizações e normas previstas na lei

O diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice, destaca o papel educador da iniciativa.

“O foco da campanha é a conscientização de pedestres e motoristas para que essa importante data sirva cada vez mais como referência para o alcance da paz e da cidadania no trânsito em Brasília e no Brasil”, diz.

Além da autarquia, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e a Polícia Militar do DF planejam ações relacionadas ao aniversário da grande mobilização pelo respeito à faixa.

De acordo com o Detran-DF, o Distrito Federal conta hoje com aproximadamente 5 mil faixas de pedestre.

O respeito a esse tipo de sinalização é uma das marcas de Brasília. “É bacana a gente ver que o tempo passou, nós temos uma nova geração, e essa cultura foi continuada”, ressalta o diretor-geral interino do Detran-DF, Silvain Fonseca.

O aceno feito pelo pedestre com as mãos não é obrigatório, explica Fonseca, mas ainda assim é importante. “Mesmo que não esteja previsto no Código de Trânsito, se é um gesto para proteger, salvar vidas, que se faça uso dele e deixe claro para o condutor a intenção de atravessar a pista.”

Segundo o Detran-DF, para a colocação de novas faixas são considerados fatores como o fluxo de pedestres e de veículos, a velocidade regulamentada e as condições do pavimento e de visibilidade do lugar.

As informações são da Agência Brasília

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *