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Volvo inaugura centro para criação de sistemas de segurança


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/08/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h06
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Segurança da VolvoConstruído com R$ 164 mi, AstaZero poderá ser usado por qualquer fabricante

Volvo Cars está cada vez mais próxima de atingir o objetivo, estabelecido para 2020, de que nenhuma pessoa seja morta ou ferida dentro ou por novo carro da marca. A empresa inaugura no oeste da Suécia, próximo à sua sede, o campo de provas AstaZero, que será o primeiro do mundo especializado no desenvolvimento de soluções futuras de segurança de trânsito.

Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 164 milhões (500 milhões de coroas suecas), o AstaZero poderá ser usado por qualquer fabricante de veículos, de autopeças, agentes rodoviários, universitários, além de institutos técnicos de todo o mundo. A Volvo conta que um dos maiores trunfos desta instalação é a sua flexibilidade, com uma estrutura que permite a construção de ambientes únicos e personalizados. Pether Wallin, CEO do centro AstaZero, explica: “Você pode simular no AstaZero todos os tipos de cenários de tráfego do mundo real. Na maioria dos campos de provas, as opções são mais limitadas.”

O centro pode realizar uma ampla gama de teste, simulando situações encontradas em ruas movimentadas da cidade ou em autoestradas com várias faixas e cruzamentos. Essas condições, muito próximas das reais, são cruciais para estudar como os carros interagem com diversos obstáculos em movimento, como outros carros, pedestres, bicicletas, ciclomotores, motocicletas, caminhões, ônibus e até mesmo com animais que aparecem repentinamente. Em certos estudos, por exemplo os que envolvem situações de tráfego complexas e altas velocidades, em vez de motoristas, os robôs irão operar os veículos de teste.

“Os testes de segurança em circunstâncias realistas é um pré-requisito para o desenvolvimento de nossos sistemas de segurança ativa”, explica Anders Axelson, do centro de segurança da Volvo. “A instalação vai desempenhar vários papéis importantes: não só vai nos ajudar a cumprir o nosso objetivo de segurança, desenvolvendo carros que não falhem, mas também nos ajudará a desenvolver ainda mais sistemas de segurança que evitem o contato do carro com outros veículos, pedestres, ciclistas ou qualquer obstáculo.”

Em parceria com universidades e a indústria automotiva, a Volvo Cars pretende realizar diversos projetos de P&D&I. O centro também desenvolverá novas tecnologias para direção autônoma, além de sistemas avançados que ajudem a evitar acidentes por causa de fadiga ou falta de atenção do condutor.

O executivo Axelson está confiante de que a meta estabelecida para 2020 é cada vez mais tangível. “A Volvo está na vanguarda da segurança ativa. Com o centro AstaZero, temos grandes perspectivas de manter nossa posição de liderança. Somos a única fabricante de automóveis do mundo a ter definido uma meta para zerar as mortes envolvidas com os nossos veículos, além de ter o apoio do seu país.”

Fonte: Automotive Business

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