Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Virou sem dar seta? Smart Light sinaliza automaticamente


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/03/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Seta de direçãoMudar de direção sem dar seta é um descuidos que mais causam irritação no trânsito, sem contar o imenso risco de acidente que a falta da sinalização traz. Para reduzir esse problema, a Evolucar, empresa com sede em Campinas (SP), desenvolveu um dispositivo que dispara um sinal de direção automaticamente, assim que o veículo muda sua trajetória. Trata-se do Smart Light, informalmente chamado de “automatizador de seta” pelos seus idealizadores.

O equipamento é semelhante a um “brake light” e pode ser fixado no vidro traseiro junto à terceira luz de freio ou na posição que o dono do veículo preferir. Sua instalação é fácil, pode ser feita em qualquer modelo nacional ou importado e quase não interfere na fiação original do veículo. Mas como ele funciona? Imagine que o motorista vire o carro sem dar seta: nesse caso, o Smart Light possui um sensor de movimento que detecta automaticamente a mudança de direção do veículo e pisca dois LEDs do lado em que o carro está virando. Caso o motorista dê seta corretamente, o Smart Light repete o sinal de direção do veículo.

Sua atuação é como uma sinalização adicional ao sistema de seta do veículo. Como bem lembra o criador do Smart Light, Thierry Marcondes, “a proposta do Smart Light Evolucar é lhe ajudar naqueles momentos de esquecimento de sinalizar a conversão com antecedência. A legislação de trânsito brasileira estabelece que conversões devem ser sinalizadas com antecedência e recomenda-se a manter esse hábito. Vale lembrar que a legislação de trânsito estabelece que toda troca de direção deve ser sinalizada.”

Fonte: Autopolis

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *