Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Vem chuva? Saiba se está na hora de trocar as palhetas do limpador


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/02/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Palhetas do para-brisaÉ preciso estar com o carro em ordem para enfrentar as chuvas fortes que chegam de repente nessa época do ano. E para dirigir com segurança, ter boa visibilidade é fundamental, o que está diretamente ligado com a eficiência das palhetas do limpador do para-brisa.

A pergunta é: você faz a manutenção desses itens do seu veículo ou sabe se está na hora de trocá-los? Se você é daqueles motoristas que precisam de uma ajuda, as dicas simples e eficientes do Cesvi vão deixar seu carro preparado para enfrentar qualquer tempestade.

A primeira coisa que você deve saber é que é possível identificar se está na hora de trocar as palhetas apenas fazendo uma inspeção visual. Caso encontre algum dos sinais abaixo, faça a substituição das palhetas.

-Riscos e faixas no para-brisa;

-Formação de névoa no para-brisa;

-Falhas na limpeza do para-brisa;

-Trepidação ou ruído;

-Borracha da palheta com fissuras;

-Borracha da palheta torcida;

-Borracha da palheta rasgada;

-Palheta levanta quando o carro está em alta velocidade.

E quando o assunto é a vida útil das palhetas, o Cesvi informa a forma correta de cuidar delas. Confira abaixo.

– Ao lavar o carro, passe um pano úmido (apenas com água) nas lâminas de borracha;

– Não use querosene na lavagem, nem produtos químicos, pois danificam a lâmina de borracha;

– Utilize aditivos que não ressequem a borracha e diminuam o atrito da palheta com o vidro.

Na hora de trocar a palheta, é comum surgir a dúvida de qual escolher já que existem diversos modelos no mercado. A orientação é para que se utilize a palheta descrita no manual do proprietário ou observe na embalagem do produto se ela é indicada para o seu veículo.

Vale frisar que palhetas duplas reduzem pela metade a vida útil do sistema do limpador de para-brisa. Caso seja a hora de fazer a troca, também confira a palheta vigia. E se após a substituição o defeito persistir, dê uma olhada na regulagem dos braços das palhetas.

Fonte: UOL

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *