Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Uso de celular na direção favorece o risco de acidentes


Por Talita Inaba Publicado 01/06/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pesquisa do Instituto de Tecnologia dos Transportes da Universidade de Virginia (EUA) revela que 70% dos mais de 2 mil entrevistados admitiram usar o celular enquanto dirigem, sendo que desse grupo, 40% admitiram que alimentam redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram pelo aparelho, dividindo as atenções com o volante. Mandar mensagens ao dirigir veículos pesados, como ônibus e caminhões, aumenta em 23 vezes o risco de um acidente.

Um outro estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), revela que 84% dos condutores reconhecem que falam ao celular ou digitam mensagens quando estão ao volante. A pesquisa ouviu 1.020 pessoas e todas admitiram que desvios de atenção são capazes de causar acidentes. Além disso, 91% dos motoristas responderam que a desatenção pode levar a colisão com o veículo da frente ou a atropelamento de pedestres. Segundo o levantamento, os condutores mais jovens são os que mais falam ao celular dirigindo.

Usar telefone celular ao dirigir é infração considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa prevista de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *