Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Trânsito causará 450 mil mortes em 2025 na América Latina


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/06/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Acidentes de trânsitoCerca de 450 mil pessoas morrerão em acidentes de trânsito na América Latina e Caribe em 2025, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o triplo do que é registrado nas estradas da região atualmente. Segundo os organizadores do Primeiro Congresso Ibero-Americano de Segurança Viária que será realizado em Madri de 15 a 17 de junho, essa é a zona mais castigada do planeta pelos acidentes viários. O objetivo do Congresso é o compartilhamento de conhecimentos e experiências neste tema.

O congresso terá como temas principais a capacitação, educação e formação viária para atingir os objetivos da década e reduzir pela metade as mortes por acidente de circulação. Será debatida, entre outras questões, a necessidade de regular o uso de elementos como o capacete e os cintos de segurança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 40% dos países do mundo têm leis integrais sobre a utilização do capacete e os critérios específicos de qualidade que estes devem cumprir. Além disso, só 57% dos países exigem que todos os ocupantes do automóvel usem cinto de segurança.

No encontro, participarão especialistas de ambos os lados do Atlântico, representantes dos governos da região ibero-americana, presidentes e diretores de organizações relacionadas com a segurança viária, assim como executivos-chefes e diretores de grandes empresas do setor.

Especialistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Israel, México, Panamá, Peru, Portugal e Uruguai confirmaram presença. A reunião é organizada pelo Instituto Viário Ibero-Americano (IVIA), pela Confederação Nacional de Auto-Escolas da Espanha (CNAE), pela Fundação Espanhola da Segurança Viária (FESVIAL) e pela Fundação MAPFRE.

Com informações da Agência EFE

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *