13 de dezembro de 2025

Terça e sexta-feira são os piores dias para ir ou voltar do trabalho


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/04/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h53
Ouvir: 00:00

Congestionamento na volta do trabalhoRecente pesquisa da fabricante de GPS Tom Tom cruzou dados do trânsito de várias cidades do mundo e apontou as que mais sofrem com congestionamentos.

Dos municípios brasileiros estudados, o Rio de Janeiro aparece como a terceira cidade que mais sofre com o trânsito no mundo. Segundo a pesquisa, os cariocas chegam a perder 99 horas extras de vida no trânsito anualmente, só na trajetória média de volta do trabalho para casa, no fim do dia. Istambul é a cidade que lidera o ranking de congestionamentos no mundo, com a perda de 125 horas; seguida pela Cidade do México.

Salvador e Recife também aparecem entre as dez primeiras cidades da indesejada lista, em quinto e sexto lugares respectivamente. As cidades chegam a superar São Paulo, que ocupa a 36ª posição e onde se perde 77 horas, anualmente.

Dias da semana

De acordo com o estudo, alguns dias da semana são mais ou menos propensos a congestionamentos.

A empresa concluiu que, em boa parte das grandes metrópoles nacionais, as terças e as sextas-feiras são os piores dias para ir ou voltar do trabalho levando em consideração o tempo extra gasto no percurso por causa do trânsito.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *