Renault desafia universitários em projetos de educação de trânsito
A Educação para a Segurança no Trânsito é o tema da 4ª edição do Desafio Renault Experience, do qual poderão participar universitários de todo o país. Promovido pelo Instituto Renault, o Desafio visa estimular alunos de graduação a contribuírem com ideias criativas e inovadoras sobre o tema, em projetos focados na indústria automobilística. Os vencedores concorrerão, entre outros prêmios, a uma viagem a Paris, com direito a visita ao Centro de Engenharia e Design.
Poderão ser inscritos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), de iniciação científica e projetos livres elaborados por acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Comunicação, Design, Engenharia e Negócios (Marketing, Administração e cursos afins).
O Desafio Renault Experience faz parte da estratégia do Instituto Renault de reforçar a sua atuação em temas ligados à segurança e educação no trânsito. Seu lançamento no mês de maio, na última terça-feira (19), é uma referência ao movimento “Maio Amarelo” pela segurança no trânsito, e à Década de Segurança da ONU, da qual a Renault é signatária.
“A Renault desenvolve ações para contribuir com a segurança no trânsito junto a vários públicos – crianças, jovens e adultos. O Desafio Renault Experience, além chamar a atenção para estas questões, promove também uma maior aproximação dos universitários com a realidade de uma fábrica de automóveis” destaca Caíque Ferreira, Vice-presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação da Renault.
Mãos à obra
O Desafio Renault Experience conta com uma etapa de seleção preliminar, realizada pelas Universidades, e uma etapa nacional, a cargo do Instituto Renault. A Renault escolherá os três melhores trabalhos de cada categoria e os alunos dessas equipes serão convidados a apresentar e defender seus projetos frente à comissão julgadora no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Os alunos de Engenharia deverão apresentar projetos sobre inovação em itens de segurança nos veículos, enquanto os de Comunicação devem propor campanhas sobre o tema “Educação para Segurança no Trânsito”. Sobre a mesma temática, estudantes das áreas de negócios deverão criar um plano estratégico para uma montadora, enquanto a turma do Design abordará o tema “Veículo Autônomo”, também focado em segurança.
Os trabalhos poderão ser individuais ou em dupla, sempre com um professor orientador. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. As equipes colocadas em primeiro lugar por categoria (alunos e professores) ganharão uma viagem para Paris com direito a conhecer a sede da Renault.
Instituto Renault
Os temas Educação e Segurança no Trânsito são prioritários para o Instituto Renault desde a sua criação, há quatro anos. Além do Desafio Renault Experience, dirigido ao publico universitário, o Instituto desenvolve outras importantes ações nesta área, como o projeto “O Trânsito e Eu”, voltado às crianças de 7 a 11 anos e que já formou cerca de 7.000 crianças.
Promove também, em parceria com outras instituições (Sesi / Cifal -Centro Internacional de Formação de Atores Locais, ligado à ONU, e concessionária Ecovia), o Open Fórum Trânsito e Transformação, para o debater e buscar soluções para as questões de trânsito, além de apoiar a realização do Road Show, um programa educacional multimídia de segurança viária para o público jovem (16 a 21 anos) desenvolvido e apresentado pela TRAFPOL – IRSA – International Road Safety Academy, da Espanha, que já percorreu dezenas de países com grande sucesso. No conjunto das suas ações, o Instituto Renault já promoveu e apoiou iniciativas que já beneficiaram mais de 300 mil pessoas.
Inscrições: Até 31/08/2015 pelo site https://www.desafiorenaultexperience.com.br/
Podem participar:
Estudantes do Ensino Superior de todo o Brasil que cursem Engenharia, Comunicação, Negócios e Desgin. Os trabalhos poderão ser individuais ou em dupla.
Premiação:
1º colocado por categoria (alunos e professores): Viagem para Paris com direito a conhecer a sede da Renault.
2º colocado por categoria (aluno): R$ 5 mil para o grupo. 2° colocado por categoria (professor): 01 tablet.
3º colocado por categoria (alunos): R$ 2,5 mil por grupo. 3° colocado por categoria (professores): 01 tablet.
Com informações da Assessoria de Imprensa