Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Renault cria carro com drone para que motorista fuja do trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/02/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Renault cria carro droneO Salão do Automóvel da Índia trouxe novidades tecnológicas interessantes vindas da Renault. A fabricante anunciou a criação do Kwid Concept, um carro que foi equipado com um drone. Os drones tem ganhado muita atenção do mercado de tecnologia recentemente: eles são naves não tripuladas, em sua grande maioria de tamanho compacto.

No Kwid Concept o drone tem como objetivo ajudar o motorista a visualizar o que está na sua frente e, consequentemente, evitar problemas de congestionamento ou identificar acidentes à sua frente.

Para isso, o drone deve transmitir vídeos em tempo real para o carro e o motorista poderá fazer o controle por meio de um tablet instalado no painel do carro. Assim que o carro for estacionado, o drone seria recolhido e guardado automaticamente em um compartimento especial no teto.

Embora seja apenas um conceito, a Renault declarou ao jornal britânico Daily Mail que o Kwid Concept poderá ser comercializado em dois anos.

As dúvidas que ficam são: com a intensificação do uso de ferramentas como o Waze, que preveem no próprio GPS a existência de engarrafamentos e acidentes, o quanto é útil um drone capaz de fazer um trabalho muito similar? A existência de um tablet no painel do carro pode distrair o motorista e, inclusive, ferir diversas legislações de trânsito, até mesmo a brasileira. Será que a Renault tem um “plano B” para o automóvel?

De qualquer forma, mesmo que não se adeque às necessidades do usuário comum, o Kwid seria uma ótima opção para o serviço público, como agentes de trânsito e policiais, sendo um projeto que poderia se expandir até mesmo para equipes de resgate e ambulâncias.

Por enquanto, o que se sabe é que o carro foi projetado para rodar com um motor turbo a gasolina e dupla embreagem. Segundo a montadora, um modelo com motor elétrico também está sendo projetado.

Fonte: Canal tech

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *