13 de dezembro de 2025

Proteção que vai além do capacete


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/07/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h08
Ouvir: 00:00

Equipamentos para motociclistas

O equipamento mais comum e importante para a proteção de motociclistas com certeza é o capacete, que deve ter a etiqueta de certificação do Inmetro. Mas existem mais equipamentos básicos para a proteção do motociclista.

Jaquetas e calças

Especificamente produzidas para motociclistas, jaquetas e calças são confeccionadas em couro ou tecidos resistentes, possuindo boa flexibilidade e proporcionando melhores ajustes ao piloto. Alguns modelos têm proteções internas para articulações e, nos casos das jaquetas, para a coluna.

Para as épocas mais frias do ano, alguns modelos também têm forro térmico. Recomenda-se a escolha de cores mais claras para uma melhor visualização do motociclista no trânsito.

Luvas com proteções 

Alguns modelos de luvas oferecem proteção extra para as mãos, poupando-as do atrito. As luvas devem ser leves e resistentes e também se ajustar com facilidade. Outra característica é oferecer proteção contra as condições climáticas, como sol, chuva e vento.

Calçados 

As botas para motociclistas oferecem proteção para os pés, calcanhar, tornozelo, e dependendo do modelo, para a canela também. Dê preferência para as que possuem solado de borracha. Elas devem ficar bem fixas aos pés e dar boa mobilidade.

Balaclava

A balaclava oferece proteção contra o frio ou a chuva por contar com materiais isolantes térmicos, proporcionando o aquecimento da cabeça do piloto. Alguns modelos oferecem ainda proteção ao pescoço contra linhas cortantes.

Choveu?

Vale lembrar também que, para dias chuvosos, existem capas para chuvas impermeáveis especialmente produzidas para motociclistas, garantindo maior conforto e perfeita vedação, além de botas e polainas para essas ocasiões.

Fonte: Boletim CESVI Brasil 

 

 

 

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *