Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

PE é o segundo estado a inserir questões sobre ciclistas em exame


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/08/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Questões sobre ciclistasEm Pernambuco, o Detran deu um importante passo para a educação de motoristas do estado. Questões do exame teórico para avaliação dos candidatos a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram revisadas e perguntas ligadas à mobilidade por bicicleta, nos aspectos legais e práticos, foram inseridas.

Em treze questões, são abordados diferentes temas presentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) relacionados diretamente aos ciclistas e bicicletas. No material do Detran-PE será explicado como o ciclista é visto pelo CTB e como pode ser enquadrado tanto na categoria de condutor quanto na de pedestre, dependendo da situação em que se encontrar.

O órgão seguiu o exemplo do Detran do Paraná, que foi o primeiro a fazer isso. O coordenador geral da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AMECiclo), Cezar Martins, elogia a ação do órgão, mas ressalta que a medida foi de mão única e não houve diálogo com os ciclistas da entidade. “Ficou meio dúbio no texto do Detran o tipo de conhecimento que será cobrado dos alunos. É importante mostrar para o motorista os deveres dele com relação ao cicista”, diz.

Fonte: Vá de Bike

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *