Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Multa será convertida para advertência, a partir de julho


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/04/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 17h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir de 1º de julho, entra em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que substituirá a multa para condutores que cometerem infrações médias (puníveis com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação) ou leves (3 pontos) por advertências escritas. A informação é do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), que está adequando o seu sistema em todo o Estado.

Porém, se você se animou com a possibilidade de receber uma advertência ao invés de uma multa, saiba que a aplicação da advertência caberá somente aos motoristas flagrados cometendo a infração leve ou média pela primeira vez, em um período de 12 meses.

Além disso, independentemente de ser ou não a primeira infração leve ou média do condutor, a notificação com o valor e pontuação será enviada ao endereço de registro do veículo. Cabe ao condutor que não tenha recebidos multa no período de um ano solicitar a conversão para advertência.

Caso fique provado que o condutor apresenta um bom comportamento no trânsito, a infração não irá gerar pontos para o condutor, que também não terá que pagar o valor da multa.

Fonte: Moto.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *