Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Motoristas estão confusos com novo método de renovar a CNH no PR


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/07/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Renovar a CNH

Os novos meios para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda estão confundindo os motoristas do Paraná. Conforme o Departamento de Trânsito (Detran-PR), o usuário não precisa mais ir até uma unidade do órgão para a atualização.

O novo sistema prevê que quando a CNH estiver próximo do vencimento, o condutor será notificado por uma correspondência. Com os documentos em mão a pessoa poderá agendar a consulta médica pela internet. Os procedimentos serão feitos nas clínicas credenciadas, com exceção da troca de fotografia.

Conforme a diretora da Ciretran de Umuarama, Claudia Canali,  agora, o cidadão recebe em sua casa uma carta que orienta todo o processo de Renovação da CNH. Ela é enviada automaticamente 10 dias antes do vencimento, pois você pode continuar utilizando sua CNH atual por até 30 dias após o vencimento.

São três tipos de notificações enviadas pelos Correios, sendo um comunicado de que o cidadão não pode renovar sua carteira por estar suspensa ou cancelada; um aviso de que a pessoa precisa ir ao Detran para coletar digitais e tirar a foto e o boleto para pagamento da taxa e renovação da CNH. O motorista vai receber apenas uma desses comunicados, conforme sua situação perante as leis de trânsito.

Método antigo

Se a sua CNH venceu há mais de uma semana e você não recebeu carta nenhuma, a carta pode ter se extraviado, ou seu endereço no Detran deve estar desatualizado. Sem o documento não é possível participar da renovação automática, então o condutor precisa ir pessoalmente ao Detran portando um documento de identidade, CPF e CNH atual para efetuar a Renovação Presencial.

Fonte: Ilustrado

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *