Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ford licencia cinto de segurança inflável


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/06/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 16h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cinto de segurança inflávelA Ford afirmou que licenciou o cinto de segurança inflável, o que acabará por permitir que outras montadoras também façam uso da ideia

Mostrado ao público pela primeira vez em 2011, o cinto de segurança inflável desenvolvido pela Ford rapidamente se tornou um item a ser considerado quando o assunto é segurança no trânsito.

No entanto, o problema é que o item era para ser usado, inicialmente, apenas por modelos da montadora estadunidense, o que fez com que muita gente criticasse a Ford por não permitir que uma boa ideia que pode melhorar a segurança de muitas pessoas pudesse se propagar.

Pois eis que a Ford recuou de sua decisão inicial, e anunciou uma novidade sobre o assunto, afirmando que licenciou o cinto de segurança inflável, o que acabará por permitir que outras montadoras também façam uso da ideia.

O cinto de segurança inflável foi considerado por muitos, desde o seu surgimento, em 2011, como sendo um dos itens de segurança com maior potencial para salvar vidas, criadas nos últimos anos.

Pois o dispositivo de segurança ficava restrito aos bancos traseiros de veículos como a Ford Explorer, o sedã Fusion, a picape F-150 e os modelos de luxo Lincoln MKT e MKZ.

Contudo, depois de muita polêmica e também depois de muitos estudos em cima dessa nova tecnologia inflável, o cinto de segurança inflável finalmente foi licenciado pela Ford, que, com essa iniciativa, passou a permitir que outras montadoras também possam usar o dispositivo.

Com isso, a intenção será salvar muitas vidas, já que o sistema se mostrou realmente efetivo em situações de colisões, sejam elas frontais ou não.

Segundo a Ford, essa tecnologia de cinto de segurança inflável poderá ser aplicada em outros veículos, mas não apenas em carros, mas também em caminhões, em aviões, em helicópteros, em barcos e até para veículos militares.

Com isso, é provável que o cinto de segurança inflável acabe por se tornar o tipo de cinto de segurança padrão em praticamente todos os veículos do mundo, salvando vidas com seu sistema que infla a fita do cinto na altura do peito da pessoa, diminuindo a pressão que causa lesões internas, por exemplo.

Com esse cinto de segurança inflável equipando muitos veículos, é bem provável que muitas pessoas consigam ter mais chances de sobreviver diante de acidentes realmente grandiosos e violentos.

Especialmente por causa do fato de que com esse cinto de segurança inflável licenciado e patenteado pela Ford, tanto pescoço quanto cabeça passam a ter os movimentos controlados.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *