Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ficou parado na estrada? Confira dicas para passar o tempo


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/01/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estresse na viagemConfira algumas dicas sobre o que fazer durante as horas em que estiver “preso no trânsito” da viagem

Na época das festas de fim de ano – assim como nos feriados prolongados – muitos brasileiros escolhem pegar a estrada para aproveitar os dias de descanso fora da cidade em que vivem. No entanto, não são raras as vezes em que as ondas, a areia e a diversão são substituídas por buzinas, trânsito e tédio. Por vezes, uma viagem que em um dia sem trânsito não passa de duas horas pode demorar até 12 horas! E aí, o que fazer nesse “meio tempo”?

Pensando em você que insiste em pegar estrada, o Terra listou 8 atividades que podem ser feitas durante tais possíveis 12 horas de viagem, claro que para aqueles que não vão dirigir.

1. Ouça música durante a viagem. E cante!

Em 12 horas de viagem, dá tempo de ouvir a todos os álbuns oficiais da banda britânica The Beatles. No total, o tempo investido será 10 horas e 20 minutos. Ou seja, dá tempo de terminar a viagem ouvindo o primeiro álbum completo da funkeira Anitta. Se tiver que usar o repeat e ouvir tudo de novo, você pode até se arriscar a cantar junto.

2. Leia um livro. Ou uma série deles.

Para quem gosta de clássicos, 12 horas de viagem é o tempo ideal para ler e reler A Odisseia, de Homero. O tempo médio para essa leitura é de 6 horas.

Se você for do estilo geek, nerd ou afins, se liga: não dá para ler a saga completa nem do Harry Potter, de J.K. Rolling, e nem de A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin. A história do bruxo demora 60 horas para ser lida e a que deu origem à série Game of Thrones demora 98 horas.

Mas a viagem pode valer a pena se você for investir na série O Senhor dos Anéis: metade da saga pode ser lida durante a viagem.

3. Zere algum jogo legal. Ou dois!

Descobrimos a receita ideal para os game lovers: 12 horas de viagem é o tempo necessário para zerar os jogos Super Mario World e Angry Birds (ambos nas versões básicas, para celular ou videogame portátil).

Para zerar o jogo do encanador mais amado do planeta, são investidas, em média, 5 horas e meia. Já o jogo mais simples e viciante dos últimos anos pode ser finalizado com 6 horas e meia de dedicação. Ou seja, conta perfeita.

4. Assista a filmes ou desenhos

Se você tiver uma televisão ou DVD portátil em seu carro, é bem provável que as 12 horas não sejam tão tediosas assim. Nesse tempo dá para assistir a todos os desenhos de Scooby Doo, sabia? Se esse for o plano, vai demorar toda a viagem.

5. Use o tempo para meditar

Se você não estiver no comando do volante, talvez uma boa meditação valha a pena. Para aliviar o estresse do trânsito, 12 horas de tranquilidade – com um fone de ouvido para evitar as buzinas – pode ser a única maneira de conquistar a paz na estrada. Para o motorista, um tempo em silêncio pode ajudar a reorganizar as ideias. Fica a dica!

6. Olhe ao redor

Se você estiver em uma das pistas laterais da estrada, observar as paisagens das estradas pode ser um momento de diversão, que rende boas fotos, inclusive.

Se não for o caso, existe outra saída: lembre-se que você e as pessoas do seu carro não estão sozinhas na estrada. Observe as demais pessoas, os demais veículos, os demais acontecimentos, fora da “sua bolha”. Pode ser um bom exercício de observação e, quem sabe, uma amizade comece na estrada?

7. Cante e divirta-se

Depois de colocar uma música para tocar no rádio, cantar junto com a canção pode ajudar a esquecer o estresse causado pelo trânsito.

Porém, se você e seus amigos não tiverem nenhum aparelho de reprodução de som, usem a criatividade e suas próprias vozes para curtir o tempo de viagem – e lembre-se de fechar as janelas do carro, se a música puder incomodar os demais veículos.

Afinal, foi essa iniciativa que deu origem àquelas canções do “fulano roubou pão na casa do João”, tão entoadas pelas crianças durante as excursões escolares.

8. Crie jogos e brincadeiras

Se houver crianças no carro, um bom jogo pode ajudar a passar o tempo.

Pode ser uma charada, uma brincadeira de adivinhação ou até mesmo jogos que exercitem a memória. Abuse da criatividade e faça do trânsito um momento de diversão, ou quase isso.
Boa viagem!
Fonte: Terra

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *