Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Equipamentos de segurança serão obrigatórios até 2020


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/02/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cinto de segurança de 3 pontosAlém do cinto de 3 pontos em todas as posições do veículo, outros mecanismos como apoios de cabeça e sistema Isofix para assentos infantis também passarão a ser obrigatórios

O Contran, em resolução publicada ontem (02), decidiu aumentar a exigência de equipamentos de segurança nos automóveis e utilitários vendidos no país. A determinação, no entanto, só será totalmente válida a partir de fevereiro de 2020, quando completar cinco anos de existência.

Antes disso, em 2018, os modelos novos, sejam nacionais ou importados, deverão contar com os novos recursos de proteção.

A determinação do órgão federal prevê a adoção de cintos de segurança de três pontos com retensor em todos os assentos – hoje há modelos que o dispensam na posição central traseira, por exemplo. Outro item atualmente opcional, o apoio de cabeça, passará a ser obrigatório da mesma forma.

A Resolução incluiu também como equipamento obrigatório, o sistema Isofix, de ancoragem dos assentos infantis, que passará a ser exigido em automóveis, picapes e utilitários.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *