Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran Tocantins lança programa pioneiro em Educação para o Trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/07/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Lançado oficialmente no mês de abril pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), o programa “Detran-TO Educando para a Vida” já está sendo desenvolvido nas escolas públicas e privadas dos 139 municípios do Estado e busca inserir o tema trânsito transversalmente nas aulas regulares das séries do ensino fundamental (1º ao 9º ano).

A meta do Programa é atender cerca de 300 mil estudantes, além de preparar os professores para atuarem dentro da sala de aula com o material paradidático distribuído pelo Detran-TO – guia do professor e o livro do aluno. Ao todo 1.270 coordenadores pedagógicos e professores foram capacitados de forma presencial no primeiro trimestre de 2013 em 13 polos distribuídos pelo Estado. As capacitações do Programa continuam acontecendo a distância (on-line).

Os custos gerados pelo Programa ”Detran-TO Educando para a Vida”, tais como: aquisição dos livros paradidáticos do aluno e guia do professor, capacitação do corpo docente e logística de entrega dos materiais, são de responsabilidade exclusiva do órgão. Para que o Programa fosse implantado na rede estadual de ensino foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Detran e a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc). Na rede municipal de ensino os prefeitos estão recebendo visitas da equipe do órgão para que façam a adesão ao Programa através da assinatura do termo. Já as escolas particulares devem manifestar interesse através de requerimento, conforme diz a portaria nº 360/2013 (publicada no Diário Oficial do TO nº 3.863, de 26 de abril de 2013).

O ”Detran-TO Educando para a Vida” faz parte de um conjunto de ações para cumprir a meta do Governo do Estado de reduzir em 5% ao ano os índices de acidente de trânsito no Tocantins no período de 2012 a 2015, totalizando a diminuição em 20%.

‘’Além de ser pioneiro no Brasil, é o maior programa de Educação para o Trânsito já desenvolvido no Tocantins. O objetivo principal do Governo do Estado com essa ação é a preservação da vida, pois não estamos formando apenas futuros condutores, mas também pedestres, ciclistas e cidadãos mais conscientes sobre os seus direitos e deveres no trânsito’’, finalizou o diretor geral do Detran-TO, coronel Júlio César da Silva Mamede.

Fases do Programa de Educação

O Programa compreende 4 etapas:

1ª Etapa: Sensibilização e explanação do Programa para professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares durante a realização das regionais da FLIT (Feira Literária Internacional do Tocantins) em 2012.

2ª Etapa: Capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos para utilização do material paradidático que será utilizado.

3ª Etapa: Início do Programa em sala de aula.

4ª Etapa: Monitoramento e avaliação da realização do Programa no ano de 2013, para melhorias quanto a esta execução no ano de 2014.

Com informações da Assessoria

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *